quarta-feira, 14 de abril de 2010

Natureza como limite da economia

 

Discutir quais são os limites para o crescimento, frente à imperiosa necessidade de respeita o meio ambiente. Este é o tema do debate que acontece no dia 19 de abril, às 15h, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP),  O evento contará com a participação de Andrei Cechin, José Eli da Veiga e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. Na ocasião, serão lançados dois livros que aprofundam esta discussão.

O primeiro deles é Economia Socioambiental, organizado por José Eli da Veiga, que debate os critérios utilizados no Brasil para tratar questões socioambientais. O outro é A Natureza Como Limite da Economia – a Contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen, de Andrei Cechin. A obra resgata a vida e o pensamento do economista Georgescu-Roegen, para quem é impossível manter os atuais níveis de crescimento sem que as futuras gerações arquem com os ônus da irresponsabilidade, sendo necessário que a economia não só deixe de crescer, mas que em algum momento passe a decrescer.

A sede do IEA fica na Rua da Reitoria (antiga Travessa J), 374, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento será transmitido ao vivo pela internet no endereço www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações podem ser obtidas com Inês Iwashita, pelo e-mail ineshita@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1685.

Nenhum comentário: