terça-feira, 6 de maio de 2008

Rumo a um jornalismo simplista, simplificado e simplificador

Para quem estuda o Jornalismo, vale a pena dar uma lida no texto do Ignácio Ramonet que foi publicado no dia 12 de abril no site da Agência Carta Maior. Entre outras coisas, Ramonet comenta como o jornalismo vem se especializando em fornecer informações que cada vez menos convidam à reflexão. Num rápido resumo, seu texto diz:
 
Cada vez mais o discurso, a mensagem jornalística, é mais simples, mais básica. Uma mensagem simples quer dizer que utilizará muito poucas palavras, um número de palavras muito limitado.
A informação deve ser consumida rapidamente, quer dizer que seja qual for o valor da informação se tentará passá-la em um espaço muito curto. 
Estas informações de palavras simples, maniqueísta e rápidas buscam suscitar emoções.
Ou seja, do que se trata, na verdade, é de construir informações que sejam simples, rápidas e divertidas. Concluindo: um discurso infantilizante.
 
A íntegra do artigo está em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14925. A leitura convida à refletir sobre como a mídia trata da pauta da RSE. Especialmente nos casos dos programas de televisão, parece muito evidente que as informações são apresentadas de maneira simples, rápida, divertida - e ainda, por se tratar de meio televisivo, com forte apelo estético. Frente à este panorama, é possível ter uma visão crítica, construir um argumento contrário à responsabilidade social empresarial ou somos automaticamente conduzidos à louvação?

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Lúcia,
Gostaria de lhe enviar um release que pode ser de seu interesse. Por favor, mande-me um contato de email para camila@solucoesci.com.br para que eu possa enviá-lo.
Obrigada
Camila