- | |
Até 15 de dezembro a revista eletrônica Desafio Sustentável está aceitando artigos para sua segunda edição, cujo tema central será Mudanças Climáticas - o que esperar depois de Copenhagen? Em dezembro de 2009, ministros do meio-ambiente e representantes de 192 países se reunirão durante dez dias em Copenhagen na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU em Mudanças Climáticas (COP-15), para discutir e assinar um novo acordo climático global, que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2012. O que o mundo pode esperar depois de Copenhagen? Um cenário para um acirramento do desequilíbrio entre países emergentes e países ricos ou um palco para um novo modelo de cooperação internacional que de fato contribua para modificar os danos ao planeta? No Brasil, em 2010 viveremos um ano eleitoral, em que a questão ambiental deverá assumir importância na pauta dos candidatos à Presidência da República, ao mesmo tempo em que colocará em cena a discussão sobre a matriz energética brasileira e os rumos do desenvolvimento nacional. Este é o tema principal do próximo número da Revista Desafio Sustentável: Mudanças climáticas - o que esperar depois de Copenhagen?, que está com chamadas em aberto até dia 15 de dezembro. Para consultar as normas de envio, clique aqui
quinta-feira, 12 de novembro de 2009Mais uma estratégia pouco dispendiosa de mobilização
Pode-se questionar os métodos, as causas e até mesmo as motivações do WWF. Mas uma coisa é realmente inquestionável: a capacidade que eles têm de criar mobilização de forma simples, barata e com grande efeito.
A campanha Vote pelo Planeta, lançada ontem, 11 de novembro, é um exemplo. Com mensagens simples, diretas, curtas, ela conclama internautas a utilizarem um sistema de votação que monta um mapa eleitoral contra o aquecimento global. Com palavras de ordem como "É hora de decidir. Dê o seu voto pelo planeta e pela vida." e agradecimentos a manifestações anteriores, "Graças ao seu apoio, inúmeras mensagens foram enviadas ao presidente Lula e seus ministros pedindo um posicionamento público sobre a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade em relação às mudanças climáticas.", o WWF estimula o marketing viral a partir de ações fáceis como enviar um email: "Ainda há muito a fazer nesses 25 dias restantes para Copenhague. Precisamos garantir que os líderes mundiais tomem as medidas necessárias para que a temperatura do planeta não aumente mais do 2oC em relação à temperatura de 1990. Participe da campanha Vote pelo Planeta - um movimento global da Rede WWF, presente em mais de 100 países: Registre seu voto no mapa, um aplicativo desenvolvido em parceria com o Google; Deixe sua mensagem contra o aquecimento global; Envie este e-mail para seus amigos e familiares; Divulgue a ação pelos seus canais do Twitter, Orkut e Facebook; Publique o mapa no seu blog; Assine o manifesto TicTacTicTac; Faça tudo isso pelo site http://www.wwf.org.br/ Muito obrigado. Juntos podemos mostrar aos líderes mundiais que é possível deter o aquecimento global". O mapa pode ser consultado neste link aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)
|
Debatendo além do discurso
Responsabilidade social, cidadania, terceiro setor, sustentabilidade. O que está no jornal e o que não está, o que a mídia noticia e o que fica nas entrelinhas. De tudo um pouco no debate sobre Comunicação e Sustentabilidade.